O projeto Residência Sustentável tem o propósito de contribuir para a disseminação do tema sustentabilidade de forma prática em um nível onde as pessoas poderão identificar maior interação com as ações que serão desenvolvidas e que poderão ser adaptadas e replicadas no seu dia-a-dia.

Até agora, o público em geral tem confundido sustentabilidade com ecologia. Ecologia está ligada ao foco exclusivamentede preservação ambiental enquanto que a sustentabilidade requer que haja um equilíbrio entre o retorno financeiro e a minimização dos impactos socioambientais, incluindo a saúde das pessoas.

Nesse campo de sustentabilidade em edificações muito se tem falado dos prêdios comerciais que têm recebido certificações, deixando o público sem compreender como a sustentabilidade pode fazer parte de seus projetos de reformas, arquitetura de interiores e decoração.

Assim, as grandes novidades deste projeto são demonstrar que:

1) Para incorporar sustentabilidade em seu casa não é necessário criar um "efeito floresta" com excesso de plantas, montar ambientes rústicos (tipo "salon de faroeste"), ter uma decoração primitiva com tocos de madeira e que, ao mesmo tempo, não há a menor necessidade de se abrir mão de conforto e de beleza;

2) Já temos hoje em nosso país profissionais de todas as áreas (arquitetura, elétrica, hidráulica, paisagismo, suprimentos...) capazes de conceber e implantar projetos Residênciais Sustentáveis.

Resumindo, o projeto Residência Sustentável é um inédito trabalho conjunto de todas as empresas participantes no sentido de desmitificar o conceito de sustentabilidade aplicando á moradias demonstrando, passo-a-passo, como é plenamente possível se reformar e decorar um apartamento, seguindo critérios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente.

É um importante trabalho educacional que alcançará seus objetivos com a sua indispensável divulgação por todas as mídias, em especial, as revistas e sites de decoração, arquitetura e construção.